Para obter a segunda via de um documento civil, o primeiro passo é sempre o Cartório de Registro Civil, como o nosso, o 7º Ofício de Ceilândia (na verdade, o 7º RC do DF). Tomemos o exemplo de alguém que perdeu a carteira de identidade.
Passos para obtê-la:
1º Procure no cartório onde você foi registrado. Se for em outra serventia ou mesmo outro Estado, compareça ao nossa cartório e, aqui, daremos a você as instruções detalhadas de como encomendar a sua certidão de nascimento.
2º De posse da certidão, vá a um órgão expedidor do documento, geralmente um instituto pertencente à Polícia Civil.
3º Entregue a certidão e, se tiver, forneça o número do RG (Registro Geral) da carteira que você perdeu. O RG, na Carteira Nacional de Identidade (que, embora nacional, é também fornecida pela Polícia Civil local, é o seu próprio CPF. Exiba-o ao funcionário.
4º Pronto. A sua parte você já fez. Aguardar o documento.
Se o documento desejado for algum que você registrou na seção de Registro de Títulos e Documentos em nosso Cartório (documento registrado no RTD), basta solicitar-nos uma segunda via (na verdade uma certidão original) desse documento.